top of page
Foto do escritorRuth Ambrosio

A língua é fogo

Um estudo sobre a fofoca baseado no Nono Mandamento.



Foto: acervo pessoal de Ruth Ambrosio.


“Não podemos dizer que conduzimos sob rígida vigilância nossa vida se, antes de tudo, não damos conta de conduzir sob vigilância a nossa própria língua.” (Pag. 32)
”O que Tiago (3.9-12) quer dizer é que, se a língua tem sido usada de forma pecaminosa, é porque há algum problema na fonte que origina as palavras e os pensamentos: o coração. É por esse motivo que devemos nos examinar seriamente. Precisamos medir nossa religiosidade por parâmetros bíblicos, não por subjetividades inventadas pela imaginação humana. (Pag. 38)
“Avalie o seu próprio coração, ponha à prova a sua própria fé e, se necessário, arrependa-se dos seus mais caminhos, abandone o mau uso da sua língua e renove seus pensamentos e motivações. Busque uma transformação interior que se manifeste por meio do seu falar.” (Pag. 132)

Simone Quaresma, clara e objetivamente, como sempre, nos conduz em uma profunda e necessária reflexão a respeito de um pecado tão sério e tão “ignorado”. O livro traz um estudo sobre os malefícios da fofoca ao corpo de Cristo, como isso nos distancia do propósito de Deus para nossas vidas e como fere, diretamente, o nono mandamento (‭“Não dê falso testemunho contra o seu próximo.” Deuteronômio 5.20). O livro conta com perguntas de reflexão ao fim de cada capítulo que nos encorajam a avaliar nossa conduta e buscar a mudança bíblica necessária. Não apenas somos apresentados aos malefícios do mau uso da língua, mas também, somos apresentados à esperança da transformação por meio da obediência à Palavra de Deus. O estudo é repleto de exposições de textos bíblicos e tem como diferencial o alerta para todo o perigo do mau uso da língua nas redes sociais onde todos têm voz. 

Como é necessário falarmos sobre esse assunto! Como precisamos ser lembrados de que “a boca fala do que está cheio o coração” e a maneira como usamos nossos lábios, o que falamos expressa o que, realmente, está em nosso coração. Analisar o que temos falado e “que sabor” tem tido nossas palavras é um bom parâmetro para saber como está o nosso coração. 


Livro: A língua é fogo.

Autora: Simone Quaresma.

Editora: Trinitas.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page